Família

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Começamos 2013

        

E então começamos 2013! Tenho certeza que dos nossos lábios, dos cartões de fim de ano e das mensagens nas redes sociais e torpedos sairam várias vezes frases como: "Um ano novo repleto de realizações". E estamos já no fim de janeiro e esses desejos se transformaram em metas concretas? Já paramos para fazer uma lista do que queremos alcançar esse ano? Conversamos com nossos filhos sobre as metas deles? Já traçamos as metas familiares? Talvez tenhamos alimentado mais sonhos do que metas concretas. A verdade é que o sonho se torna realidade se dermos alguns passos que facilitem que isso aconteça. Um primeiro passo é lembrar que temos um dom maravilhoso (e igualmente perigoso!) que é a liberdade.



A liberdade engloba duas capacidades que todo o ser humano tem: capacidade de exercício e capacidade de especificação. A primeira se refere à capacidade que o ser humano tem de escolher algo; e a segunda versa sobre a capacidade de escolher “isto” ou “aquilo”. Pertence de certa forma a ela uma outra capacidade que está muito em voga atualmente e que se chama proatividade.



A proatividade é a capacidade do ser humano de agir ao invés de reagir. Ela implica que nós, seres humanos, somos responsáveis por nossa própria vida. A pessoa pró ativa é aquela cuja resposta ao que acontece em seu entorno está de acordo com os princípios e crenças que regem sua vida. (Por isso é de suma importância ter bem claro quais são esses princípios e crenças!) E aqui não me refiro à crença religiosa (se bem que a considero de extrema importância!), mas são aquelas convicções íntimas que consideramos importantes e que permeiam todo o nosso ser e o nosso agir.



Por outro lado, as respostas do reativo são influenciadas pelo entorno e não pelo que ele acredita. Nesse sentido uma pessoa reativa é menos ou nada reflexiva em comparação com uma pessoa pró ativa. Como consequência, o reativo é normalmente um determinista, fatalista ou ainda um pessimista, o tipo de pessoa que acha que o mundo conspira contra ela e que não consegue ver nos obstáculos uma oportunidade de superação e crescimento. O reativo normalmente não traça metas concretas e jamais pensa nos pequenos passos que pode dar para alcançar o objetivo que traçou para si. Ele deixa que a vida o leve.



O proativo, por sua vez, começa sempre com um objetivo em mente e traça pequenas metas diárias para conseguir chegar ao seu objetivo final.

A verdade é que a proatividade está diretamente ligada ao sucesso e a reatividade ao fracasso. Portanto, queridos, "um ano novo repleto de realizações" significa um ano novo repleto de reflexão e metas concretas pautadas na realidade e apoiadas por um princípio que faz a diferença total entre sucesso e fracasso e que se chama perseverança.



A perseverança é a capacidade de manter-se firme em busca de um objetivo mesmo em face de dificuldades. A perseverança é filha da fortaleza. Uma pessoa perseverante é uma pessoa forte que não se deixa abater pelas contrariedades, mas que vê nelas uma oportunidade de crescimento.







Precisamos praticar mais a perseverança, precisamos ensiná-las aos nossos filhos e podemos fazer isso concretamente ao encorajá-los a terminarem o que começaram, a cumprirem suas promessas. Por exemplo, como reagimos quando nossos filhos vêm conversar conosco sobre uma nova modalidade de esporte que querem começar a praticar? Sentamos com eles e conversamos sobre os benefícios e sacrifícios que essa nova situação vai impor? Ou falamos "tudo bem" e quando 2 meses depois eles querem desistir, nós falamos "tudo bem"...? Ajudamos nossos filhos a dividirem os objetivos de longo prazo em pequenos passos que eventualmente vão levá-los a chegar aonde desejaram? Elogiamos nossos filhos por cada passo que dão em direção ao objetivo? Somos apoiadores e nos alegramos com as pequenas conquistas? Fazemos nós o mesmo em relação aos nossos próprios planos?



Tenho certeza (e desejo do fundo do coração a todos os que estão lendo essa postagem) que os pequenos passos sugeridos acima nos ajudarão a ter um ano novo repleto de verdadeiras realizações!



Feliz 2013!!!
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário