Família

domingo, 7 de novembro de 2010

Os três tipos de educação praticados pelos pais

           Os pais atuais parecem assustados com a tarefa de educar os filhos. Os pais dos anos 60/70 reagiram fortemente contra o autoritarismo de seus pais e criaram seus filhos de forma permissiva. Os filhos dos anos 60/70, pais hoje, muitas vezes não sabem como agir com seus próprios filhos. 
            Baumrind apontou em sua pesquisa pioneira, três tipos de estilos de educação praticados pelos pais: estilo autoritário, estilo permissivo, estilo democrático.
            Pais com estilo autoritário são aqueles que dão valor ao controle que podem exercer sobre os filhos e à obediência que esses lhe prestam, sem fazerem nenhum tipo de questionamento. Suas punições são por vezes duras e muitas vezes arbitrárias.
            Pais com estilo permissivo, por outro lado, não se veem como modelo. Não fazem exigências e permitem que as crianças imponham seus próprios limites. Esses pais raramente usam castigo e consultam as crianças sobre as suas decisões. 
            Pais com estilo democrático sabem dosar o respeito à individualidade da criança e a importância dos valores sociais. São afetuosos e acolhedores, mas sabem exigir bom comportamento e estão dispostos à impor castigos criteriosos.             
         Ao que parece, o estilo democrático é o que mais parece contribuir para que as crianças sejam felizes e se tornem adolescentes firmes e adultos maduros. Através deste modelo, as crianças sabem o que se espera delas; e os pais, por sua vez, esperam que elas tenham um bom desempenho, cumpram seus compromissos, contribuam com vida em família seja participando de suas obrigações ou de seus divertimentos. Esses pais, por sua vez, se
comprometem a enfatizar valores sociais, explicar a base de suas opiniões e estimular a troca de idéias. 
            Isso implica na necessidade de refletir sobre o que é realmente importante para si e para a família. Para isso há que pensar sobre os 4 aspectos que Alan e Robert Davidson  mencionam como chave para pais bem-sucedidos: (1) atenção, sensibilidade e sintonia; (2) conhecer seus papéis e participar ativamente quando necessário e apropriado; (3) estar à vontade no papel de pai ou mãe; (4) respeitar os filhos como pessoas.
         Nas próximas postagens, gostaria de me estender um pouco mais sobre cada um dos 4 itens apontados acima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário