Família

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Recomeçar!!!

Queridos amigos e leitores,  

Devo confessar que fiquei muito surpresa ao ver a data da última postagem: Outubro de 2011! No entanto, relendo o texto percebi que não deveria ter ficado tão surpresa assim: afinal trata-se de uma ferramenta muito importante para que as pessoas sejam realmente eficazes; estou me referindo à capacidade de estabelecer prioridades! Sim, estabelecer prioridades é a solução para não cair na sensação (e muitas vezes não é somente sensação, mas pura realidade!) da falta de controle., seguida da correria, do "apagar fogo" estando a um passo do stress!
Estabelecer prioridades não é fácil. Especialmente pessoas que adoram desafios, que são motivadas para a ação ou acham que sempre dão conta de fazer mais ou melhor poderão sentir-se um tanto desapontadas ao ter que deixar algumas coisas "de lado". Na verdade, estabelecer prioridades trata-se disso: refletir em tudo que estou fazendo agora e, usando especialmente o dom da autoconsciência escolher entre as várias coisas que me são apresentadas aquela que devo eleger para executar e aí trabalhar nela com afinco. Trata-se do velho ditado que nos ensina a fazer o que devemos e estar com a cabeça no que estamos fazendo.
Começo de ano é uma ótima oportunidade de refletirmos sobre prioridades pois geralmente as pessoas estão animadas e querendo colocar muitas resoluções para serem cumpridas e objetivos a serem atingidos. O que acontece é que, com frequência, vamos "perdendo o gás" e terminamos deixando de lado muitos desses objetivos ou resoluções. Os motivos são variados, mas todos tem sua raiz em duas coisas que podem nos passar despercebido:
 1) Eram ideais e não reais;
 2) não foram "cultivados" ou "nutridos".
Muitas vezes nos propomos metas que gostaríamos de realizar mas que por falta de tempo, habilidade ou outros recursos ficam no meio do caminho. Isso nos dá uma sensação de fracasso e desconfiança sobre se  seremos capazes de levar projetos futuros adiante. Antes de estabelecermos nossas metas, devemos ter uma idéia clara de nossas reais condições tomando o cuidado de não estabelecermos metas medíocres por medo de termos que sacrificar-nos de alguma forma para a realização do projeto. Devemos nos lembrar que sem sacrifício não há sucesso. Uma outra chave para o sucesso em alcançar nossos objetivos é a capacidade de dizer "não". Existem coisas na nossa vida que nos tiram da rota. Se constantemente ficarmos dizendo "sim" à tudo acabaremos por nos desviar do caminho ao qual nos tínhamos proposto acabaremos por não chegar aonde queríamos.O que eu estou querendo dizer é:  pergunte a si mesmo "o que é realmente importante nesse momento para alcançar minhas metas?" Diga "sim" ao que é realmente importante e "não" ao que não é.
Os objetivos aos quais nos propomos devem ser cultivados. Uma forma concreta de fazermos isso é refletindo com frequência como estamos caminhando em relação ao objetivo proposto seja ele perder peso, arrumar um emprego melhor ou ter mais tempo com os filhos. Seria bom que diariamente olhássemos nossa lista de resoluções e pensássemos: "o que fiz hoje que me aproximou um pouco mais do objetivo proposto?". Compartilhar nossos objetivos com outras pessoas é também uma forma de nutrí-los. Minha amiga decidiu perder peso e compartilhou com os amigos essa vontade em uma rede social; ela disse que tornou o objetivo "público" para que se sentisse mais "responsável" por alcançar a meta e para receber o apoio dos amigos. Sem dúvida compartilhar objetivos e pedir conselhos são uma grande chave para o sucesso em alcançar uma meta.
Como pais somos os primeiros educadores de nossos filhos. Além disso somos exemplo para eles e é claro que todos nós queremos ser bons exemplos. A persistência e a constância na busca da realização dos objetivos são virtudes importantes que devemos cultivar em nós mesmos e ajudar nossos filhos a que as cultivem para que se sintam realizados, felizes cada vez que sejam capazes de realizarem aquilo a que se propuseram.
Vamos começar esse ano com "pique total" como diz uma amiga minha. Objetivos que realmente valham a pena em mente e força e determinação para alcançá-los! Feliz 2012!   
A longo prazo você alcança aquilo que almejou. Então almeje alto!


2 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada, Bela! Tenho pensado muito a respeito de tudo isso e as dicas que dei foram muito úteis para mim. Espero que seja assim para muitas pessoas!

      Excluir