Família

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Os 4 dons do ser humano

           A todos os amigos que prestigiaram o evento Mais Família dia 01 de Outubro meu muito obrigada! Foi ótimo ter visto tantos pais e mães de família dedicarem um dia inteiro! (uau) para isso que eu chamo "o melhor negócio da vida - a família!" As palestras foram muito interessantes e dinâmicas e a organização do evento foi impecável! Parabéns a todos!
          Quero aprofundar um pouquinho hoje o aspecto  dos 4 dons do ser humano. O tempo de nossa palestra era curto para nos determos muito em cada aspecto que achávamos importante, mas esse merece especial atenção. Então, você que estava conosco, vai rever alguns conceitos com exemplos, e você que não estava, vai ficar sabendo um pouquinho mais sobre essa ferramenta maravilhosa de crescimento pessoal.
          Há algum tempo decidi não usar uma expressão que para mim soa um pouco à desordem e falta de controle. Estou falando de uma expressão que, com certeza, você já ouviu hoje ou pelo menos uma vez essa semana. Experimente perguntar a alguém, especialmente uma mãe de família como estão as coisas e ela vai responder de pronto: "uma correria!" O fato é que estamos mesmo em Outubro e temos pouco mais de 60 dias para o fim do ano, e aí sim : A CORRERIA! festa, presente, amigo secreto, professor particular, férias, peru, praia, novena, recuperação, cartão de crédito, limite do cheque especial, STRESS... Percebe porque a associação correria X falta de controle?????
         Fazemos muitas coisas e devemos aproveitar o tempo; mas não podemos ser meros espectadores da vida. Temos que ser os protagonistas. E isso não só na nossa própria vida, mas também na educação dos filhos, na nossa cultura familiar. Quantas vezes jogamos nas costas da Sra. Correria as nossas omissões,  faltas de metas, frustrações... Os 4 dons nos ajudam a tomar as rédeas da nossa vida, nos colocam no papel de protagonista do que acontece na nossa vida pessoal e familiar. Mas chega de conversa e vamos a eles:
  •         A auto consciência: habilidade que nos permite distanciar-nos da nossa vida e observá-la. Sabe aquela velha expressão: "caiu a ficha"? Quando a gente vê algo que não está legal e precisa mudar? Mas para que esse dom funcione, precisamos de tempo para observar nossa vida. Precisamos de uns minutos de reflexão diários para "checar a rota" e verificar se está certa ou um pouco desviada.
  •        A consciência: habilidade de avaliar o que descobrimos quando observamos a nós mesmos. Por que eu ajo (ou reajo) de determinada forma? Que influências observo no meu comportamento? Por que não levei a sério aquela determinação que tinha feito a mim mesmo em relação a um assunto pessoal ou familiar: foi preguiça? Comodismo? Falta de coragem? De comprometimento?
  •       A imaginação: habilidade que nos permite visualizar algo totalmente diferente da nossa experiência passada. A imaginação nos ajuda a ser proativos; não é a educação que eu recebi, ou como fulano falou comigo, algum ranço que carrego que determinam meu modo de agir: posso imaginar um agir diferente! Não vou ser refém do passado. Escrevo meu futuro (e o da minha família)  a partir de agora.
  •      A vontade independente: habilidade do poder agir. Através desse dom, o que eu imaginei diferente, eu ponho em prática. Não só tenho capacidade de imaginar um agir diferente, senão que tenho o poder de agir diferente.
      As circunstâncias externas ou passadas podem predispor uma atitude, mas nunca impô-la.  Podemos escolher um comportamento melhor. Somos responsáveis por nós mesmos e nossas atitudes.
      Essas habilidades devem nos fortalecer. Elas participam da nossa natureza humana, mas precisam ser nutridas para crescerem e se tornarem arraigadas no nosso agir. São fontes de desenvolvimento pessoal e nos ajudarão a alcançar a maturidade no nosso relacionamento conosco mesmos e com os outros a começar pela nossa própria família.
      
         

Um comentário: