Família

domingo, 31 de outubro de 2010

Bom senso e consciência bem formada

No decurso de suas vidas nossos filhos não poderão fazer o bem se não o conhecerem. O bom senso e a consciência bem formada fornecem a orientação para as escolhas mais importantes da vida.
É aqui que intervimos nós, os pais. Nossa tarefa consiste em ensinar os filhos a pensar como nós o fazemos, a adotar as convicções e os valores da nossa família. Temos, então, que ensinar nossos filhos a refletir, a ter o hábito de fazer perguntas, de deliberar e aprender com a experiência.
Como está o espaço na nossa vida cotidiana, na nossa vida pessoal para que isso aconteça?
O que fazemos para que nossos filhos reflitam? Como podemos ajudá-los nisso?
E o hábito de fazer perguntas? Quais são os princípios que nós pais devemos ter ou precisamos desenvolver? E as oportunidades? Como podemos fazê-las surgir?
Qual o nosso discernimento em ação aos inúmeros pormenores da nossa familiar: no modo como escolhemos os livros e revistas que lemos, programas de tv que assistimos, filmes, amigos, heróis, maneiras, regras para a casa? Lembremos que nossas escolhas dizem muito do que pensamos e do modo como vivemos.
As crianças aprendem com o que ouvem e veem em casa:das nossas conversas com o cônjuge, com os vizinhos, amigos, nossas exclamações perante a tv!
Não percamos essas oportunidades de dar critério e através de bons exemplos ajudá-los a ter bom senso e consciência bem formada.